domingo, 24 de julho de 2011

Recado aos homens




"Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver"
(Gilberto Gil - "Super-homem, a canção")

Em pleno século XXI e em tempos de homofobia, falar sobre o lado feminino do homem ainda é um tabu. Para os machistas e homofóbicos de plantão, é quase uma confissão de homossexualidade (ou de submissão às mulheres). Nada mais distante da realidade.

Já em 1905, nos "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade", Freud apontava para uma bissexualidade constitucional psíquica nos seres humanos. O que isso significa? Que todo mundo vai sair por aí transando com pessoas de ambos os sexos? Não, em absoluto. Significa que, falando numa linguagem simples e acessível, todos os seres humanos possuem traços/características do sexo oposto em sua constituição psíquica, em sua personalidade.

Jung, à sua maneira, também falou sobre isso quando postulou os conceitos de anima e animus. Luiz Paulo Grinberg, no livro "Jung, o homem criativo" afirma que, assim como alguns hormônios e características físicas femininas estão presentes no homem (e vice-versa), o mesmo ocorre com as características psicológicas: anima é o nome que Jung deu para personificar os elementos femininos inconscientes presentes no psiquismo do homem, enquanto animus personifica os aspectos masculinos inconscientes da mulher. Interessante notar que "anima" significa "alma", em latim...

Portanto, meus caros machistas e homofóbicos, vossa postura, longe de torná-los mais homens ou mais machos, só os torna seres incompletos e amputados. Somente aceitando e integrando seu lado feminino, vocês poderão, de fato, tornar-se homens completos (ou super-homens, segundo a canção de Gil) e serem capazes de conviver com a alteridade, com o diferente.

Imagem retirada daqui. Trata-se de uma pintura do artista russo Vasily Kafanov, feita especialmente para o encarte do álbum "Machina - The Machines Of God", da banda The Smashing Pumpkins.

13 comentários:

  1. Excelente escolha da arte e do trecho da canção, Paulo!

    Gostei muito da sua estréia, fechou com chave de ouro nosso primeiro ciclo, trazendo reflexão e aprendizado para os leitores. Deve ser bem interessante esses "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" do Freud. Já tinha lido essas palavras “anima e animus” em “O homem e seus símbolos” do Jung, mas estavam num sentido genérico eu não tinha entendido o significado delas, o que ficou claro no seu texto e lembrou-me das ponderações da Ana Suy.

    O Feminino me surpreende a cada post e já estou imaginando a intensidade dos próximos...

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Quero agradecer pelo comentário que deixou no meu BLOG: "Palavra de Mulher".

    Admirei a escolha do tema e imagem. Revela sua sensibilidade, conhecimento do tema e bom gosto estético.
    No livro "Colóquio Freudiano" escrevo sobre o tema da Bissexualidade relacionando-o com o Complexo de Édipo da Menina. Compreender e se aprofundar no estudo do conceito da bissexualidade na psicanálise é, ao meu ver, fundamental para quem deseja trabalhar com o humano, homem, mulher e as relações entre ambos.

    Parabéns por escrever sobre o tema desmistificando-o em uma linguagem acessível.

    Realmente é preciso este encontro no homem com sua anima para que ele possa se relacionar de fato com uma mulher, uma mulher de corpo e alma, se me permite a linguagem poética.

    Abraços e um início de semana pleno de inspirações!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom (em conteúdo, sensibilidade e percepção)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sabe que eu lamento que machistas e homofóbicos ao inves de pensarem sobre suas "doenças" percam tempo torcendo o nariz para coisas obvias. Enfim, assim caminha a humanidade...

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Paulo, há tempos não lia um texto seu e agora chego e me deparo com este. Estou compartilhando no face, tá?

    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Que show que você deu, Paulo.
    Extraordinária composição, no seu conjunto. Algo na sua escrita a deixou particular. A informação de um jeito tão simples, talvez. O refletir-junto que você nos proporcionou e que ensinou tanto.

    Gostaria que esse recado chegasse nas mãos de todos os homens. Nas mãos, na cabeça, no coração. Na alma.

    ResponderExcluir
  7. Que texto maravilhoso!
    Espero que muitos homens machistas tenham lido e compreendido o quanto são ignorantes nesse aspecto.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Paulo!
    A aceitação desse lado feminino traria ao dito "sexo forte" uma outra luz, cujos cambiantes de sensibilidade e emoção, nós mulheres muito apreciaríamos.

    ResponderExcluir
  9. Bonita estréia!
    Sinceramente, mais viril impossível.

    ResponderExcluir
  10. legal...
    http://achadosseperdidoss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Como disse Ayanne, você realmente deu um show, Paulo. Sem mais.

    ResponderExcluir
  12. Parabens pelo belissimo texto.
    O mundo seria mais equilibrado se todos
    se conscientizassem.
    beijos Querido.
    OBRIGADA por compartilhar.

    ResponderExcluir